sábado, 26 de julho de 2014

Getúlio Vargas na Estação de Venda das Pedras (1938)

* Luiz Maurício de Abreu Arruda
 
FGV - CPDOC

A fotografia abaixo, representa a chegada do presidente Getúlio Vargas e comitiva em 20 de agosto de 1938, em Venda das Pedras, Itaboraí.

Naquele dia chuvoso, marcado pela presença de várias autoridades, Vargas (ao centro da fotografia)
tendo ao seu lado esquerdo o Ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema e do seu lado direito (encoberto parcialmente pelo homem que segura um guarda-chuva) o governador do estado do Rio de Janeiro, Ernâni do Amaral Peixoto desembarcavam em Itaboraí, para inaugurar oficialmente o leprosário (Colônia) de Iguá.

Depois de acirradas disputas políticas e intensas mobilizações locais contra a instalação do leprosário, foi inaugurado o primeiro e único local de tratamento e isolamento compulsório para hansenianos (leprosos) do estado do Rio de Janeiro.

Intelectuais itaborienses, como o Juiz Pache de Faria, além do médico e professor riobonitense Roberto Pereira dos Santos, destacaram-se como principais atores, buscando capitanear apoio favorável à transferência da localização do leprosário.

Entretanto, com o advento do Estado Novo em 10 de novembro de 1937, o movimento insurgente é desmobilizado a partir do silenciamento do poder legislativo, palco principal das articulações e negociações políticas.
---------------------------
Bibliografia:

“ A chegada a Iguá” In: Jornal do Brasil, Edição de 21 de agosto de 1938.
COLÔNIA DE IGUÁ. Mais um leprosário, mais uma obra de humanidade e patriotismo. In: Revista doméstica. Rio de Janeiro: Sociedade Gráfica Vida Doméstica Ltda. Edição de Setembro de 1938.
PARREIRAS, Décio. Anotações acerca do Isolamento nosocomial na Lepra. A Colônia do Iguá (Estado do Rio). Arquivo de Higiene, Ano 7, nº1, 1937.
SANTOS, Roberto Pereira dos. “O Leprosório do Iguá (Brado de revolta de um povo)”. 2º Edição, Rio de Janeiro: 1937.
“ Visita presidencial ao Estado do Rio” In: Jornal A Noite, 20 de agosto de 1938.
---------------------------
* Luiz Maurício de Abreu Arruda é mestrando em História Política pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário